• Dra Thamires B. Rodrigues Pereira Crefito 3

ILIB



“Intravascular Laser Irradiation of Blood” (ILIB) trata-se da irradiação de laser de baixa intensidade no sangue. É uma técnica russa que vem sendo estudada desde 1970 onde observou-se benefícios para tratamento de doenças crônicas como diabetes mellitus, asma, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, hipertensão e doenças autoimunes.

A técnica original Russa consistia em, de forma invasiva, irradiar a veia do antebraço, no Brasil, a técnica foi modificada com base em praticas clinicas e na literatura Chinesa. Irradia-se através de uma pulseira a pele do punho sobre a artéria radial.

O principal mecanismo de ação da técnica ILIB é a ativação da enzima SOD circulante em nossa corrente sanguínea, essa, por sua vez, controla os níveis de radicais livres e previne doenças sistêmicas.

O Laser tem efeito na membrana celular, ativa células do sistema imune, melhora a oxigenação sanguínea, promove vasodilatação, melhora o metabolismo celular, melhora o fluxo sanguíneo e modula processos inflamatórios.

Estão descritos na literatura muitos benefícios da técnica em diversas patologias, dentre as que comumente acometem as crianças e que podem se beneficiar estão os casos de artrite reumatoide juvenil e doenças do sistema respiratório como a asma, a Bronquite e a Pneumonia.

Meneguzzo, D T; Ferreira, L S; Carvalho, E M; Nakashima, C F. Handbook of Low-Level Laser Therapy: Chapter 46: Intravascular Laser Irradiation of Blood. Pan Stanford. USA. 2017.


1.809 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo