Fisioterapia na Rinite e Sinusite

A rinite é a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença comum na infância e tem se apresentado cada vez mais frequente. O nariz sempre escorrendo, obstruído e/ou congestionado, coçando e os espirros frequentes acabam afetando a qualidade de vida e a frequência escolar da criança. Outras doenças como sinusite, infecção de ouvido e asma podem estar associadas. Já é comprovado que, em pediatria, as crises de asma são precedidas ou desencadeadas por rinites de causa viral nos bebês e alérgicas em crianças maiores.

A Sinusite, por sua vez, é uma doença com base inflamatória ou infecciosa que acomete os seios nasais (cavidades localizadas dos ossos do crânio e da face, cheias de ar cuja função é drenar o muco produzido e ventilar).

O termo Rinossinusite tem sido utilizado, pois a sinusite raramente acontece sem a rinite, consiste na inflamação da mucosa nasal e dos seios paranasais.

Nos bebês e crianças, a imaturidade do sistema imunológico e a dimensão das estruturas que formam as vias aéreas, associado a fatores como quadros infecciosos, exposição da criança a ambientes com agentes e substâncias que causam alergia (presença de umidade e/ou mofo, obras de construção recentes, presença de carpetes, animais de estimação, cortinas, pelúcias e demais objetos que acumulem pó, poluição e tabagismo dos pais e/ou cuidadores) predispõem os pequenos a desenvolver a Rinossinusite.

Ao longo da estrutura dos nossos pulmões existem microcílios responsáveis por carregar os vírus, bactérias e outros causadores de doenças para fora das vias aéreas (denominado transporte mucociliar), nada mais é que um mecanismo de defesa que mantém a integridade das vias aéreas prevenindo as infecções. A irritação da mucosa resultante das alergias, o aumento das secreções e o processo inflamatório, interferem no transporte mucociliar além de obstruir a drenagem dos seios da face, favorecendo as infeções. A impossibilidade de escoar o muco produzido leva à congestão dos seios paranasais e à sinusite.

A Fisioterapia Respiratória é um tratamento coadjuvante para a Rinossinusite. Durante as terapias é possível restabelecer a função nasal e manter a integridade funcional das vias aéreas. Ë realizada a higiene nasal (fundamental no tratamento da rinite e rinossinusite, pois com uso de soro fisiológico (0,9% NaCl) o muco persistente fica mais fluido, otimizando o transporte mucociliar e consequentemente desobstruindo os seios da face).

A laserterapia associada ao ultrassom terapêutico ajudam a melhorar a obstrução e otimizar o fluxo aéreo nasal além de diminuir a dor facial. O laser atua diminuindo o processo inflamatório local, diminui o inchaço da mucosa e melhora a dor facial. Já o Ultrassom diminui a viscosidade da secreção acumulada nos seios da face favorecendo a eliminação do catarro e consequentemente melhora a obstrução/congestão nasal.

Referências:

- Sih, T. Alergia Nasal em Crianças. IV Manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da IAPO; 120-133.

- Silva AEC, Leite AG, Cruz RSS, Carvalho GA, Oliveira AS, Urbano FOS. Abordagem atual no tratamento fisioterapêutico da Rinossinusite. Revista Inspirar - Movimento e Saúde, vol 6 (1). Jan/Fev 2014; 12-17.

- Rocha WA, Rodrigues KMG, Pereira RRR, Nogueira BV, Gonçalves WLS. Efeitos agudos do ultrassom terapêutico de 1-MHz na desobstrução nasal de indivíduoas com rinossinusite crônica. Braz. J. otorhinolaryngol. (Impr.) vol. 77 (1). São Paulo. Jan/Fev 2011.

- Melo FMG, Cunha DA, Silva HJ. Avaliação da aeração nasal pré e pós a realização de manobras de massagem e limpeza nasal. Rev. CEFAC, vol 9 (3). São Paulo. Jul/Set 2007.

- Silva LMF, Menezes TC, Calles ACN. Análise da efetividade do tratamento fisioterapêutico na rinossinusite crônica: revisão de literatura. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde. Vol. 2 (1). Maceió. Maio 2014; 193-203.

- Pignatary SSN, Weckx LLM, Solé D. Rinossinusite na criança. Jornal de Pediatria. Vol. 74 (1). Rio de Janeiro 1998.

2.139 visualizações0 comentário