Meu bebê com Bronquiolite, e agora?

A Bronquiolite é uma doença respiratória causada normalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) muito comum no outono e no inverno. Ela é caracterizada pela inflamação nos bronquíolos que é a segunda menor estrutura do pulmão.

Normalmente ocorre após outras infecções respiratórias como a gripe, e acomete principalmente as crianças até 2 anos de idade, com maior incidência entre os 3 e 6 meses. A transmissão da Bronquiolite é semelhante à transmissão da gripe comum, ocorre através do ar ou do contato com as secreções contaminadas.

As crianças mais propensas a desenvolverem a doença são as com menos de 6 meses de idade, aquelas que são expostas frequentemente à fumaça de cigarro, as que passam longos períodos em ambientes com muitas pessoas, as nascidas prematuras e aquelas que não receberam o leite materno.

Normalmente a criança apresenta tosse intensa, dificuldade para respirar (cansaço) e chiado no peito. Após o médico ter realizado o diagnóstico, em geral o tratamento é hidratação, oxigenoterapia quando necessário e fisioterapia respiratória, cujo o principal objetivo remover o acumulo de secreção das vias aéreas e diminuir o cansaço e a incoordenação respiratória.

Como prevenir a Bronquiolite?

· Aleitamento materno nas crianças pequenas;

· Lavagem freqüente das mãos da criança e dos pais antes do contato com a criança;

· Evitar o contato com coisas que podem causar alergias como poeira, fumaça de cigarro e pelúcias;

· Evitar ambientes fechados com pouca ventilação e aglomeração de pessoas.

Nunca medique seu bebê sem consultar um médico e procure um fisioterapeuta especializado.

1.741 visualizações0 comentário